A decisão de comprar uma moto geralmente passa por dois pontos fundamentais. O primeiro é a agilidade no deslocamento, principalmente em grandes metrópoles com trânsito caótico. O segundo é a economia de combustível em comparação com os carros.
Como muitos abandonam os carros para usar as motos, a satisfação pela economia de combustível é imediata após começar a rodas em duas rodas. Entretanto, existem algumas dicas importantes que podem ser utilizadas no dia-a-dia para economizar ainda mais.
Listamos algumas dicas que podem ajudar muito na economia do combustível e na manutenção da sua moto, vamos a elas:
Como economizar combustível em sua moto
1 – Calibre os pneus!
Essa é básica, mas por pressa ou até acomodação muita gente esquece de calibrar os pneus da moto. Andar de moto com os pneus calibrados pode fazer com que você economize até 4% de combustível.
2. Aquecer o motor? Não precisa!
Esqueçam isso de aquecer o motor antes de sair. Hoje em dia, quase todas as motos possui sistema de injeção direta. Ou seja, o motor é aquecido em movimento, evitando a perda desnecessária de combustível ou a deterioração das peças.
3. Pare de acelerar com a moto parada.
Acelerar com a moto parada é o vício de muitos motociclistas, principalmente em faróis fechados. Acelerando ela parada, você não só gasta combustível como também força toda a mecânica sem a menor necessidade. Abandone esse vício!
4. Mantenha a velocidade constante
Dirigir em velocidade constante é um ótimo aliado. Além disso, mudar rapidamente para a segunda marcha e adaptar-se com a marcha lenta são essenciais.
5. Evite o ponto morto
O “ponto morto” consome combustível desnecessariamente. Por isso, deixe-a engrenada quando estiver em descidas.
6. Mantenha o filtro de ar limpo
Mantenha o filtro de ar limpo. A moto é alimentada a partir da mistura de ar-combustível e precisa “respirar” corretamente.
7. Evite alta aceleração em subidas
Acelerar muito em subidas não aumentará a força da motocicleta, e sim consumirá ainda mais gasolina. Fique de olho!
8. Troque a marcha corretamente
Trocar de marcha na hora certa e de forma correta diminui (e muito!) os gastos.
9. Evite frear e acelerar bruscamente
Frenagens e aceleradas bruscas estão fora: acelere gradativamente a moto para que o motor funcione com eficiência e não consuma exageradamente.
10. Leia o manual da sua moto
Dica fundamental, mas que muitas vezes cai no esquecimento: não deixe de ler o manual da sua moto. Lá estão todas as dicas para aumentar a vida útil da sua moto.