MotoGP: As ”mil” começam em 2012


Image

O que já era esperado que viesse a acontecer durante a reunião que a Associação de Fabricantes, a Dorna, a IRTA e a FIM realizaram na Suíça no final da semana passada, acabou por ser confirmado e, a partir de 2012 a categoria máxima do Mundial de Velocidade passa para 1000 cc.

Do acordo agora divulgado, a Comissão dos Grandes Prémios anuncia ainda que os motores terão como limite máximo 4 cilindros, e um diâmetro máximo de 81 mm por cilindro, não existindo qualquer referência à palavra “protótipo”, o que significa que os fabricantes como a Yamaha, Honda e até a BMW poderão vir a utilizar os seus motores de produção em série.

Após a redução das 990 cc para as 800 cc, uma decisão que está em vigor desde 2007, o passo agora tomado vai na direcção totalmente oposta. As regras em vigor durante 2010 e 2011 serão as actuais: 800 cc de cilindrada, máximo de seis motores por piloto durante a temporada e dois motores “extra” por fabricante para participações “wild-card”.

Para Carmelo Ezpeleta, presidente da Dorna, “esta foi uma reunião muito importante para decidir o futuro da categoria da MotoGP. Estas alterações foram aprovadas e, até ao início da temporada de 2010, vamos ter mais duas reuniões para definir as restantes especificações desta nova categoria.”

Para o presidente da FIM, Vito Ippolito “esta base de entendimento dará a oportunidade aos fabricantes de começarem a trabalhar. No início do próximo ano vamos apresentar as novas regras num formato mais completo, mas esta é a base. 2012 será o ano de uma nova era no MotoGP.”

Motociclismo/PT

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s