Nova XT 1200 Z Super Ténéré


Image

O nome “Ténéré” fez e continua a fazer sonhar uma geração de aficionados pela aventura e evasão. A Yamaha possui um longo historial de vitórias no maior e mais antigo rally do mundo, o Dakar, onde acumulou múltiplas vitórias, as últimas nos anos 90 com Stéphane Peterhansel que ganhou a prova por seis vezes aos comandos as famosa XTZ 850 completamente desenvolvida pela Sonauto, na altura o distribuidor oficial da Yamaha em França, que foi a precursora da primeira versão da Super Ténéré em versão estradista.
Entretanto a Super Ténéré foi perdendo a sua aura e à medida que foram entrando novos modelos no mercado a Yamaha deixou de ter uma trail de grande cilindrada na sua gama durante longos anos.
A oportunidade foi aproveitada pelas suas concorrentes, nomeadamente a BMW, que fez estragos neste segmento com a GS. Hoje em dia a marca bávara é líder destacada neste mercado com a 1200 que existe em duas versões, uma marcadamente estradista e a Adventure, recheada de equipamento.
A nova XT 1200 Z foi criada a partir de uma folha branca de papel, neste modelo tudo é novo, não há aproveitamento de conceitos de nenhuma moto que faça parte da gama Yamaha.
A “alma” é um motor de 1199 cc, com dois cilindros em linha que debita 110 cv. A distribuição é feita por 4 válvulas por cilindro e o desfasamento de 90 graus entre as duas bielas permite neutralizar de forma eficaz o efeito de binário do motor permitindo obter reacções menos bruscas e um motor mais preciso e intuitivo.
A XT 1200 Z estará disponível numa versão inicial comemorativa que só poderá encomendada através da internet, a partir de Março e que possui alguns atributos que a distinguem das outras versões: proteções laterais do motor, protetor dos faróis dianteiros, proteção do cárter e um autocolante comemorativo.

Image

Em resumo as características da nova XT 1200Z Super Ténéré:

. Motor dois cilindros em linha com 1199cc, 100cv de potencia e binário de 11 Kgm às 6.000 rpm.

. Intervalos de ignição: 270 e 450 graus.

. Sistema de ABS Inteligente.

. Acelerador YCC-T Yamaha Chip-Controlled Throttle mede os movimentos do acelerador a cada 1/1000 de segundo para determinar a abertura correcta da borboleta,  controlar o volume de admissão de ar para oferecer uma resposta limpa, imediata e eficaz em termos ambientais.

. Sistema de controlo de tracção disponibiliza três modos distintos: TCS1 controla todos as perdas de tracção da roda traseira, TCS2 que permite algumas perdas de tracção para circular fora de estrada e desligado. Paralelamente possui dois mapas de ignição e injecção um para ritmos esportivo (Sport) e um para ritmos mais calmos (Touring).

. Quadro em aço idealizado para suportar os abusos da utilização fora de estrada.

. Jantes de alumínio com raios simples.

. Transmissão final por cardã.

. Suspensão dianteira equipada com bainhas invertidas com 43mm de diâmetro e 190mm de curso com possibilidade de regulação em   compressão, extensão e pré carga da mola.

. Suspensão traseira está entregue a um mono amortecedor regulável em pré carga de forma manual através de um manípulo.

. Travagem assegurada por dois discos de 310mm na dianteira e um único disco de 282mm na traseira.

. Assento ajustável disponibilizando duas alturas: 845 e 870.

. Peso: 261 kg.

. Capacidade do tanque: 23 litros.

Image
  Motor dois cilindros em linha com 110 cv
 
Image
Quadro em aço de crómo molibdénio
 

Image
Radiadores laterais
 
 
Image
Transmissão final por cardã
 

Image
Instrumentação detalhada
 
 
Image
Sistema de escape equipado com catalizador
 
 
Image
Assento ajustável
 
 
Image
Acessórios disponíveis através da rede de concessionárioas Yamaha
 
Fonte: Motociclismo/PT
  1. Marcelo Beraldi 25/02/2010 às 14:54

    Linda, a yamaha acertou!

    Curtir

    Responder

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: