Atenção motociclistas… Faça alongamento!


 

        C_3_Media_540669_immagine_det

Pilotar motocicleta também é uma atividade física que exige entre outras coisas, postura, coordenação de movimentos e trabalho muscular.
O alongamento antes da pilotagem traz mais conforto, provoca menos dores em longas jornadas sobre a moto, cansa menos a musculatura e por isso aumenta a segurança na pilotagem.

Alguns exercícios de alongamento podem ser feitos antes da primeira pilotagem ou mesmo todo dia ao acordar.

São exercícios práticos e fáceis, que tornaram o seu dia mais confortável e menos cansativo em cima da motocicleta. E podem ser repetidos várias vezes durante o dia ou nas paradas durante as viagens, antes de retomar a pilotagem.

Cada alongamento deve durar entre 20 e 30 segundos. Conte mentalmente.
O movimento durante o alongamento deve ser feito até o limite de sentir um leve desconforto e não deve provocar dor.

1º Exercício: Alongamento da musculatura posterior do pescoço:
De pé, entrelace os dedos das mãos sobre a nuca e force o queixo em direção ao peito. Mantenha os pés na mesma linha dos ombros.

2º Exercício: Músculos laterais do pescoço:
Com os pés paralelos, coloque a mão esquerda no lado direito da cabeça, puxando-a para o lado oposto para alongar toda a parte direita. Incline o máximo como se quisesse tocar a orelha no ombro.

Em seguida, faça o mesmo exercício mas do lado oposto.
3º Exercício: Alongamento da musculatura anterior do pescoço:
Pegue os dois dedos polegares, feche as mãos, deixe os dedos abertos e os encoste embaixo do queixo, empurrando a cabeça para trás. Olhe para cima.

4º Exercício: Alongamento dos flexores e extensores de braço:
É uma parte fundamental para os motociclistas, pois se encarrega dos movimentos de guidão. De pé, estenda a mão para frente, pegue nas costas dela, mantendo o cotovelo reto. Puxe para baixo e sinta a musculatura.

No mesmo movimento, você vai colocar a palma da mão para cima, vai puxar para baixo pela ponta dos dedos, mantendo o cotovelo sempre reto. Isso serve para sentir o antebraço esticar, uma musculatura que se usa bastante para aceleração e desaceleração da motocicleta. Faça nas duas mãos.

5° Exercício: Alongamento dos ombros:
Lado direito: Eleve o braço direito como se fossa passar a mão por trás da cabeça. Em seguida segure no cotovelo com a mão contra lateral, puxando-a nesta direção. Em seguida repita o exercício com o ombro esquerdo.

6º Exercício: Alongamento dos extensores e flexores de pé:
Pegue no peito do pé ou na ponta dos dedos, o que é o ideal, encoste o calcanhar no glúteo (nádega), joelho com joelho (alinhados), puxe alongando. A outra perna fica levemente flexionada para não forçar a articulação do joelho. Repita com a outra perna.

7° Exercício: Alongamento da musculatura dorsal:
Mantenha os pés juntos e desça lentamente tentado tocar as pontas dos dedos nos pés. Abaixe até o seu limite e mantenha esta postura por cerca de 20 a 30 segundos. Em seguida levante devagar, apóie as mãos na cintura e incline o máximo possível para trás mantendo também por cerca de 20 a 30 segundos.

Como já descrito acima, estes alongamentos podem ser repetidos ao longo do dia e nas paradas nas viagens. Há vários outros tipos de exercícios, mas estes são básicos e visam alongar os principais músculos usados na pilotagem, dando conforto e relaxamento, evitando cansaço e lesões musculares.

Transforme o relaxamento em um hábito, mesmo nos dias em que não for pilotar. Eles te deixarão mais flexível e auxiliarão também na circulação sanguínea através das contrações musculares, o que reduz o risco de câimbras.

Fonte: Academia CTE7 ( www.cte7.com.br )

3 comentários sobre “Atenção motociclistas… Faça alongamento!

  1. Eh, mas na verdade, a foto do Valentino Rossi ele não está fazendo alongamento, e sim, é um ritual que ele faz sempre antes das corridas! xD

    Mas valeu pela dica. Muito bem escrito o texto! ;)

    Abraço*

    Curtir

    • E muito importante o alongamento pessoal.
      Para o pessoal que faz viagens longas é essencial.

      Já estamos preparando uma matéria especial sobre a importância do condicionamento físico para os motociclistas.

      Obrigado

      Equipe Grid Motors News

      Curtir

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s