Problema resolvido na equalização da V-Strom 1000

Quer saber como resolver o problema na equalização da Suzuki V-Strom 1000? Se esta dando estouro na admissão ou com buracos na retomada, confira esse tutorial.


Para quem não agüentava mais o funcionamento da moto e as desculpas da concessionária dizendo que “esta moto é assim mesmo dando estouro na admissão ou buracos na retomada, nos temos a solução. Ela tem um erro de projeto de Injeção e por isso não tem funcionamento redondo com nada que se tente fazer em termos de equalização ou ajuste de mistura seja com Power Commander ou Yoshimura Fuel Injection Adjuster, e etc.

Falta uma pequena mangueirinha….. Incrível, mas é só isso mesmo!

O sensor MAP tem a mangueira de vácuo ligada somente no TBI (Corpo de Borboleta) do cilindro dianteiro.

Isso nunca vai ter vácuo estável para o MAP. Mesmo vendo uma Câmara de expansão de vácuo na mangueira.

O sensor MAP (Manifold Air Presure) mede a pressão do ar no coletor e com isso a ECU sabe calcular o volume de Ar que está entrando e consequentemente, calcular o volume de combustível através do tempo de injeção dos bicos (abertura). Este cálculo também depende da Temperatura do Ar Admitido (IAT) e da Rotação (RPM). É uma Estratégia de Tempo Base de injeção, batizada de “Speed Density” (MAP x RPM).

Tempo Base….. Ou seja, é a tabela básica de combustível. Um dos eixos de todas as tabelas é justamente a pressão aplicada ao coletor. E esta moto particularmente usa 2 Estratégias. A Speed Density para controlar as acelerações em baixa e parte da média e a Ângulo Rotação (TPS x RPM) para a segunda parte da média e alta. Então as fases mais afetadas são Marcha Lentas e baixas rotação. Por isso as motos morrem em lenta, tem buracos de aceleração, alto consumo, instabilidade de marcha lenta, falta de força em retomadas de baixo giro, etc. Pra piorar, quando elas apagam em lenta, dão uma “Tossida”, que é um contratempo do pistão que pega a válvula de Admissão aberta e volta o ar admitido pelo TBI, isso cospe fora a tampinha de borracha da tomada de vácuo. Pronto, além de sinal de MAP oscilando ainda aparece uma entrada de ar falso no TBI, pra ferrar de vez a mistura e o funcionamento.

Então a dica é, a colocação de uma mangueirinha a mais com um “ T ” (tezinho). É simples, corta a para o TBI dianteiro e a nova mangueira para o TBI traseiro.

Pra completar também se pode dar um “pente fino” acertando a mistura com o Reprogramador para Suzuki, de preferência com um Analisador de Mistura ligado na Sonda Lambda da moto. E claro a moto tem que estar com gasolina boa e manutenção em dia.

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Texto: Marcelo Panuncio – MP Racing

  1. A V-Mang, nome carinhoso que demos a solução foi amplamente discutida, inicialmente dentro do espaço Vstrom no clubeXT pelo Intercept – Breno, ‘descubridor’ da soluçao e divulgador de como corrigir o problema. Vários Vstrommers tiveram melhoras e alguns não sentiram diferença.
    Para ler como isso começou, acesse:
    http://www.vstrombrasil.com.br/vstrom/viewtopic.php?f=14&t=39

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  2. BOM DIA

    TENHO UMA V-TROM 09 E TENHO ESSE PROBLEMA , MORO EM SÃO PAULO E GOSTARIA DE SABER UM BOM MECANICO PARA COLOCAR O V-MANG

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  3. QUANDO ADQUIRI A VSTROM DL 1000 , SAI DE UMA BANDIT 1250 ( 4 CANECOS
    FOI UMA MUDANCA MUITO BRUSCA ,SAIR DE UM MOTOR REDONDO PARA UM MOTOR
    COM DOIS CILINDROS – APOS A INSTALACAO DO V-MANG HOUVE UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NA MOTO, EM LENTA ( MOTO APAGANDO , TOSSINDO E ETC ) , MAS
    EM SERRAS – SUBIDAS INGRIMES – MOTO CARREGADA E COM GARUPA – SINTO CABECADAS FORTES EM APROXIMADAMENTE 3 MIL GIROS ) ME INCOMODA UM POUCO
    ], MAS ESTOU ME ACOSTUMANDO COM ESTE TRATOR !!!!

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    1. Haroldo Bukman 04/08/2013 às 15:47

      Olá Wagner, pensei que era só a minha que dava cabeçada e que estava com problemas.

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  4. ailson trindade 06/11/2012 às 20:35

    Tenho uma V Strom 2007, com 24.000 km, que comecou a falhar um cilindro em marcha lenta, levei em uma mecanica autorizada suzuki,e nao tive uma explicacao convincente, estao criei coragem e desmontei a moto varias vezes, primeiro troquei o filtro de ar e as velas, coloquei filtro KN e velas de iridium nao resolveu o problema! coloquei entao velas originais e filtro de ar original retirei os bicos injetores que foram testados e estavam em perfeito estado, nao resolveu o problema! intalei eu mesmo o V Mang,melhorou bastante o funcionamento da marcha lenta, mas continua com um funcionamento irregular em certos momentos falhando um cilindro que acredito ser o traseiro. Sinceramente nao consigo imaginar qual seja a solucao definitiva para esse problema. Espero ter ajudado a tirar algumas duvidas dos amigos leitores.

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    1. Ainda está com a moto? Estou pegando uma 2009, conseguiu resolver o problema, pois estou pegando ela já sabendo que está falhando e também está com K&N e iridium, já foi limpado bico, filtro, testada pressão da bomba etc… e nada ainda, na alta não falha, somente em baixa e ainda ao ir soltando a embreagem o motor morre. Nesse período foi descoberto o problema no magneto (imãs) e consertado, também foi feito recall do retificador na época, e elencando tudo isso ainda vou pegar essa gordinha kkkk, já tive a DL 650 2012 perfeita, mas sempre ficava me coçando para ter a DL 1000.

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  5. Obrigado pela lembrança Wagner (V-Strom Brasil)!
    Aproveito pra dizer que o apelido foi dado por alguém do Fórum (XT Irmãs maiores V-Strom)
    Conheço também o Marcelo Panuncio, excelente mecânico e cliente também que esqueceu de me dar os créditos da matéria (o texto é meu) e claro, a descoberta. Muitas pessoas, inclusive na Europa testaram e aprovaram o V-Mang.
    http://www.powerchip.com.br/index_arquivos/Page3416.htm

    Breno Assumpção
    Dir. técnico
    Powerchip Superbike Technology

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  6. Boa noite a todos, estou com uma DL 1000 2007 e ela esta com o seguinte defeito, estava viajando e quando cheguei a um pedagio a +- 300 km de viagem ela morreu , bati na partida novamente ela pegou mais ficou falhando e estourando, parei e fiquei alguns minutos parado , fiz ela pegar e ficou boa novamente, mais uns 200 km fez novamente e assim ela está , alguem sabe me dizer oque pode ser o problema, desde já agradeço.

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  7. Amigos,

    Basta fazerem a sincronização dos corpos de injeção e tps.
    O problema que descrevem é falta de afinação. Nada mais.

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  8. Nilton Pires de Araujo 10/05/2016 às 16:09

    DL1000 – 2007
    Instalei o Tal V-mang na minha moto, NÂO revolveu em nada, após alguns kilometros rodados lá vem a falhação. Não sei o que faço mais…a Suzuki não revolve.

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  9. Estou com mesmo problema que o Claudio, rodo alguns kilometros e começa a falhar a ponte de morrer, paro por um determinado tempo, aproximadamente 10 minutos e a moto liga e funciona normalmente, até que após um tempo rodando novamente vem a falhação até morrer. Foi feito a limpeza no sistema de injeção, troca das velas e V-mang e o problema persiste…

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  10. Acompanhando

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  11. Olá,

    Vi um vídeo porém não consegui encontrar para postar, o proprietário alterou o lugar do retificador colocando na frente do primeiro cilindro fazendo com que ficasse refrigerado. Segundo o mesmo parou a falha. Estou querendo pegar uma 2009 mas esses vícios me preocupa demais.

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