MotoGP: Fim da temporada 2010 em Valência


img33902-1288886173-v580x435

O circuito Ricardo Tormo vai receber neste fim de semana pela décima segunda vez o Grande Prêmio de Valência, cumprindo a tradição iniciada em 2002 de ser a última etapa da temporada. A 18ª jornada da campanha de 2010 da MotoGP também irá decidir o segundo lugar da classificação, com Daniel Pedrosa e Valentino Rossi a serem os candidatos ainda em jogo, depois de Jorge Lorenzo já ter garantido o título.

Apesar de ter assegurado o título a três etapas do final da temporada, Lorenzo ainda tem sede de vitórias, tal como demonstrou com o seu oitavo triunfo da época no último fim de semana, no circuito de Estoril. O piloto da Fiat Yamaha pode também ainda estabelecer um novo recorde do maior número de pontos conquistados numa única temporada na Classe Rainha, com o incentivo extra de Valência ser um dos três únicos circuitos do atual calendário onde ainda não venceu em nenhuma das categorias. Ele terminou no pódio no ano passado, mas irá agora tentar melhorar a marca então alcançada.

O homem com mais sucesso no traçado é Pedrosa, o vencedor da corrida do ano passado e que já acumulou um total de cinco triunfos na competição, duas na MotoGP, duas na 250cc e uma na 125cc. O piloto da Repsol Honda é aquele que está em melhor posição para terminar na segunda colocação do Campeonato, com 19 pontos de vantagem para o terceiro classificado, Valentino Rossi, mas ainda está se recuperando de uma lesão no ombro, tendo regressado às pistas em Portugal, depois de falhar três corridas.

Rossi venceu em Valência em 2003 e 2004, mas ainda não chegou a triunfar com uma máquina de 800cc. O italiano, tal como Lorenzo, tentará oferecer à Yamaha a sua primeira vitória com estas novas máquinas, tendo no ano passado ficado perto desse objetivo, ao terminar no segundo posto.

O piloto da Ducati melhor classificado é Casey Stoner, que conseguiu a sua primeira vitória em Grandes Prêmios em Valência, na categoria de 125cc, em 2003. Em 2008, o australiano também triunfou, com uma vitória a partir da pole. Tal como Rossi, ele irá tentar terminar a temporada no primeiro lugar do pódio.

O Rookie do Ano, Ben Spies, tentará por tudo correr, apesar de no último fim de semana em Portugal ter deslocado um tornozelo. O piloto da Monster Yamaha Tech 3 quer deixar a equipe satélite com mais um pódio, o terceiro da sua temporada de estréia. Ele tem o mesmo número de pontos no Campeonato que o seu compatriota americano Nicky Hayden (Ducati Team), que tentará igualmente terminar no pódio. “The Kentucky Kid” foi o quinto no ano passado, quando correu pela primeira vez naquela pista com uma Desmosedici, e tem boas memórias do traçado, onde conquistou o título de 2006.

Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) esteve bastante perto do seu primeiro pódio da Classe Rainha em Estoril e tentará agora alcançar esse objetivo na pista onde venceu em 2008, no ano em que conquistou o título de 250cc. Por outro lado, o piloto francês da LCR Honda, Randy de Puniet, tentará estabelecer o recorde pessoal de 200º Grandes Prêmios. Carlos Checa irá fazer a sua segunda corrida com a equipe da Pramac Ducati, num fim de semana onde o formato de três treinos livres será uma vez mais utilizado, tal como aconteceu em Estoril.

Depois de um dia de descanso na segunda-feira, os preparativos para a temporada de 2011 arrancam na terça e quarta feira após o Grande Prêmio, com dois dias de Testes Oficiais marcados para a mesma pista, onde Rossi testará pela primeira vez a Desmosedici.

Fonte: Equipe MOTO.com.br

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s