MotoGP: Saiba qual é o segredo da Honda


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Qual tem sido a equiea mais rapida durante os vários testes da pré-temporada já realizados? A Honda. E qual é o seu segredo? Um novo tipo de transmissão que até obrigou o responsável máximo do HRC, Shuhei Nakamoto, a negar categoricamente que a Honda esteja a utilizar uma transmissão de dupla embreagem (DCT) conforme é utilizada na VFR1200 mas, esta confirmado que a Honda tem um segredo.

Após um domínio avassalador dos seus quatro pilotos, com Casey Stoner em evidência, logo seguido de Dani Pedrosa, Andrea Dovizioso e Marco Simoncelli nos passados testes de Sepang, rumores que a Honda estaria a quebrar as regras da MotoGP começaram a correr o padock. Para quem não sabe ainda, nas regras do Mundial de Velocidade está bem explicito no ponto 2.4.2 que as motos de competição não podem utilizar sistemas de transmissão de embraiagem dupla.

Então o que é que a Honda está a utilizando? Pois bem, ao que tudo indica a Honda esta utilizando o sistema IGS – Instantaneous Gearchange System – desenvolvido secretamente ao longo dos últimos dois anos nas mais diversas competições, incluindo competições de motociclismo, pela empresa especialista neste campo Xtrac, e que foi oficialmente apresentado ao público em Dezembro de 2010.

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Sistema Xtrac IGS: mais leve e trocas de relações instantâneas

E como funciona este sistema IGS? Este novo tipo de transmissão é basicamente como uma transmissão de embreagem única mas que permite que duas relações fiquem engrenadas simultaneamente. O que isso significa é que os pilotos podem trocar de marcha sem haver perda de potência que normalmente existe. Outro fator importante do Sistema Xtrac é que ele diminui o peso da moto em telação ao Sistema DCT.

A utilização do sistema Xtrac IGS acaba por não ser contra as regras que já referimos, pois a verdade é que as regras são bem explícitas e dizem que não podem ser utilizados sistemas que usem duas embreagens, pelo que a utilização de uma transmissão de embreagem única, mesmo que permita duas relações engrenadas ao mesmo tempo, ainda estará bem dentro das regras da competição.

Parece que a Honda descobriu a forma de dominar os seus adversários em 2011. Será que quando a competição iniciar, as restantes marcas, Yamaha, Ducati e Suzuki, vão ter forma de contrariar esta evolução tecnológica?

Fonte: Motociclismo.PT

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