Vai viajar? Faça alongamento: conheça os benefícios


Além de evitar desconfortos durante o percurso, se alongar antes de subir na moto pode deixar o corpo mais resistente à lesões

Atividade física é sempre recomendada, mas, no caso dos motociclistas, ela pode reduzir, consideravelmente, sintomas como dores e desconfortos na coluna gerados pelo excesso de horas no trânsito.

Os motociclistas passam, em média, 8 horas pilotando em grandes cidades, por isso, prevenir lesões é fundamental para garantir bem-estar no trabalho. Para ajudar os motociclistas aumentarem a resistência muscular, o coordenador de Fisiofitness do Centro de Bem- Estar e Fisioterapia Levitas, Claudio Keigo Corrêa, elaborou uma lista de dicas e de exercícios e alongamentos que devem ser seguidos pelos profissionais da área. Tome Nota:

Para evitar possíveis sintomas de dor e desconforto:

– Realize caminhadas regularmente (exercícios aeróbicos), pois desenvolve um melhor condicionamento físico do motociclista.

– Exercício postural é um ótimo recurso para a conscientização corporal do motociclista. Assim ele aprende a se posicionar e evitar movimentos que favorecem algumas lesões.

– Exercícios de fortalecimento muscular de abdômen (abdominal) e estabilizadores de coluna (tronco) elevam a resistência muscular de grupos musculares altamente exigidos após longos períodos na mesma postura.

– O alongamento muscular da região anterior e posterior de coxa, lombar, cervical (trapézio) e musculatura do peitoral favorece o ganho de flexibilidade e relaxamento muscular, principalmente após as viagens.

– Aplicação de bolsa de água quente (calor) em região de tensões musculares promove alívio da “dor muscular”. A aplicação de gelo (frio) se torna necessária quando a dor for de origem articular, exemplos: entorse de tornozelo, região do ombro e joelho.

Exercícios que devem ser realizados antes de começar a pilotar: 

1.Alongamento da Lombar

Deitado, com os braços abertos na altura dos ombros e relaxados, passe uma das pernas sobre a outra, que se mantém em repousos e em extensão, apontando o joelho dobrado para o chão, puxe com a mão do lado oposto, mantendo o braço do mesmo lado na posição original. Mantenha por 20 segundos e repita a mesma operação com a outra perna.

2.Alongamento de cervical (trapézio)

Sentado, mantendo as costas alinhadas, a postura ereta e pernas relaxadas, incline a cabeça para um dos lados, evitando a rotação da mesma, mantendo a inclinação máxima para seu limite por 20 segundos. Em seguida, repita a mesma operação para o outro lado.

3.Fortalecimento de Abdômen

Deitado, dobre os joelhos e quadris mantendo apoiados as solas dos pés e a coluna. Cruze os dedos das mãos sob (apoiando) a cabeça e, utilizando exclusivamente a força do abdômen, com o pescoço relaxado, eleve o tronco mantendo a região lombar apoiada, depois retorne a posição inicial mantendo o abdômen sempre contraído. Repita esta operação por 20 vezes consecutivas.

4.Fortalecimento de Estabilizadores de Coluna (Ponte)

Deitado, dobre os joelhos e quadris mantendo apoiados as solas dos pés e a coluna. Com os braços apoiados no chão ao longo do corpo, eleve o quadril mantendo a posição por 20 segundos.

grid motors

Anúncios

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s