Como limpar e lubrificar a corrente da moto


 

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Você precisa de:

Graxa em spray especial para corrente de motos (se possível, com teflon e à prova de pó)
Pincel grosso (brocha)
Querosene
Pedaço de pano para tirar o excesso de graxa e querosene

Passos

1

Levante a moto de um jeito que a roda traseira fique suspensa no ar.
Você pode usar um cavalete.
Deixe-a bem apoiada, de maneira que ela não caia.

2

Molhe o pincel com querosene e tire o excesso para não escorrer.
Passe-o pela corrente dos dois lados, interno e externo.
Passe também pelo lado interno da engrenagem, o mais perto possível do pneu.
Gire a roda aos poucos, para que a corrente se mova e você possa ir acrescentando o querosene, de forma que ele penetre bem.

3

Umedeça um pedaço de pano com querosene e passe na corrente dos dois lados, com atenção para retirar os resíduos que tiverem ficado.

4

Quando terminar a limpeza, para que a lubrificação tenha melhor resultado você deve usar a moto durante 15 minutos. Assim, a corrente ficará quente e a graxa penetrará melhor.

5

Com a moto novamente levantada, aproxime o spray da corrente e comece a lubrificar pelo lado interior, sem usar produto demais. Você pode colocar um pedaço de pano atrás da parte que você está lubrificando, para não se sujar.

6

Repita a operação do passo anterior, agora pelo lado externo da corrente.
Gire a roda para facilitar a lubrificação da corrente toda.

7

Deixe secar durante pelo menos 30 minutos antes de voltar a usar a moto.

8

Para comprovar o estado de deterioração da corrente, puxe-a até a altura da engrenagem traseira.
Se ao desencaixar a corrente o espaço livre for equivalente a meio dente da engrenagem, você deve pensar em trocar a corrente.

9

A corrente não deve estar esticada nem frouxa demais.
Consulte o manual para saber qual é o grau de tensão da corrente do modelo da sua moto.

Importante

  • Você deve acrescentar graxa entre cada 500 a mil quilômetros. Uma limpeza profunda ou a remoção da graxa toda deve ser feita entre cada 6 mil a 8 mil quilômetros. Alguns mecânicos recomendam fazer isso depois de cada exposição à chuva.
  • As redes têm uma vida útil de aproximadamente 30 mil quilômetros. Depois, é recomendável trocá-la. Aproveite e troque também a engrenagem traseira e a coroa.
  • Você nunca deve usar gasolina para remover a graxa da corrente, já que esse produto a resseca e corrói mais rápido as uniões dos elos.

Fonte: Comunidade bem simples

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