Dicas de Manutenção: Calibragem dos pneus da sua Moto

Esta com duvida sobre calibragem do pneu da sua moto? Confira algumas dicas sobre a pressão dos pneus para varias marcas; Honda, Suzuki, Yamaha, Kawasaki, Triumph, BMW e mais.


Manter a calibragem do pneu da sua moto correta pode fazer uma grande diferença na sua segurança e também na sua forma de pilotar, já que pode influenciar se você estiver fazendo uma curva ou andando em linha reta.

O ideal é que você verifique a pressão dos pneus semanalmente, sem que tenha rodado muito com a moto antes disso. É preciso que os pneus estejam “frios”.

*Caso eles estejam quentes, motos com pneus entre 170 e 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras.

E, conforme já dissemos nos post, a temperatura influencia nessa pressão, já que o pneu, quando aquecido, pode aumentar a calibragem pela dilatação do ar. Portanto, em dias quentes a pressão de um pneu rodando pode variar até 8 libras. Além disso, em média, é normal uma perda de pressão de 1 psi (libra) por mês.

ATENÇÃO: é preciso cuidado com esses detalhes. Em um cenário hipotético, se você calibra seus pneus num dia quente de verão e não verifica essa calibragem durante um longo período de 6 meses, ao sair num dia frio de inverno, você pode estar com 12 libras a menos em seus pneus e isso pode ser muito perigoso.

Além disso, o pneu calibrado quente, após uso prolongado (como em uma viagem), a uma temperatura amena de 20 graus, pode chegar a 48 libras, o que o deixaria muito duro e o faria perder a aderência quando ela é mais necessária: nas curvas.

IMPORTANTE: o pneu dianteiro deve ser calibrado com 4 libras a menos do que o traseiro, uma vez que seu volume cúbico é menor.

Você pode ainda usar nitrogênio para calibrar seu pneu, já que seu ponto de dilatação é mais elevado e isso mantém a calibragem mais estável.

DICA FINAL: em resumo, a dica é calibrar ao máximo o pneu na hora de rodar pela cidade. Já quando você for para a estrada, o ideal é calibrar para menos, mantendo, assim, a melhor perfomance dos seus pneus.

Verifique periodicamente a pressão de seus pneus não se esquecendo que isso é questão de segurança! E performance, claro.

Fonte: Magnetron

  1. Gostei das matérias, essa está bem interessante!
    Continue postando.

    Curtir

    Responder

  2. so faltou o que eu queria quantas libras eu coloco

    Curtir

    Responder

    1. Steiner Lemes 21/02/2018 às 07:30

      Anônimo, deixa de ser preguiçoso e leia o manual da sua moto.

      Curtir

      Responder

  3. Nao falou cuantas libras en frio para o pneu diantero !! ????????

    Curtir

    Responder

  4. Marcos cabeça 22/07/2017 às 11:29

    Sempre e bom postarem dicas como esta pois muitos motociclistas não conhecem ou tem duvidas quanto a manutenção obrigado

    Curtir

    Responder

  5. A pergunta era…quantas libras devemos por ..pineus dianteiro e traseiro. ..

    Curtir

    Responder

    1. Steiner Lemes 21/02/2018 às 07:28

      Meu amigo, você não coloca libras pneu, você coloca ar. A calibragem consiste em deixar uma certa quantidade de ar dentro do pneu que exercerá uma pressão nas paredes do mesmo. A unidade mais usada são é o PSI, que é uma sigla em inglês e que significa Libras por Polegada Quadrada.
      O correto é dizer: “deixe a calibragem com (30) libras”.
      Talvez no seu “PINEU” você consiga colocar libras.

      Curtir

      Responder

  6. […] Quadrelli, o proprietário precisa fazer uma checagem semanal da pressão dos pneus e respeitar a calibragem indicada pelo fabricante da sua moto. “A pressão errada nos pneus pode […]

    Curtir

    Responder

  7. Steiner Lemes 21/02/2018 às 07:09

    Essa matéria sobre calibração é muito genérica e portanto serve apenas como uma referência para leigos. O importante é seguir a recomendação dos fabricantes, no caso em questão, de motos. Um mesmo pneu pode ter sua recomendação de calibragem diferentes para modelos de motos com pesos e usos diferentes. A variação é bem pequena, mas existe.

    Curtir

    Responder

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: