Dicas de Pilotagem: Cuidado com óleo na pista (Video)

Atenção motociclista! Muito cuidado com óleo na pista e para isso publicamos essas dicas de pilotagem que é muito importante. Confira o que fazer, se tiver óleo na pista.


Você está passeando tranquilamente com sua moto, deitando nas curvas, numa tocada controlada, quando numa curva cega dá de cara com uma poça ou mancha de óleo  ou outra sujeira qualquer bem no seu caminho. O que fazer? Neste caso, você viu a sujeira mas já está comprometido com o traçado da curva que está fazendo e com o ângulo respeitadamente inclinado da moto.

Um detalhe é que você foi capaz de ver a sujeira porque estava olhando bem no fim da curva e não para a roda dianteira da moto. Se assim fosse, já seria tarde demais. Não importa se é água ou pedriscos, não é nada agradável passar em cima de qualquer material com a moto muito inclinada. Uma vez identificado o obstáculo – antes de chegar nele, é claro – aumente a inclinação da moto para fechar mais a curva. Isto lhe dará mais espaço para trabalhar mais à frente dentro da curva. Antes de atravessar a sujeira, levante a moto na vertical (ou, pelo menos, o menos deitada possível).

Se necessário, reduza a marcha e aperte os freios antes, certificando-se de soltar o freio antes de passar pelo asfalto escorregadio. Tente, a qualquer custo, evitar frear dentro da área problemática. Sem a menor sombra de dúvida, é mais seguro atravessar o asfalto escorregadio com o acelerador um pouco aberto do que apertar os freios, por menor que seja a pressão.

Video:

Uma vez passada a área problemática, incline a moto de novo na curva para evitar abrir demais o seu traçado, que poderá levá-lo a atravessar para a pista de tráfego oposto ou mesmo fora da pista ou acostamento. É uma boa idéia praticar estes passos de uma crise imaginária quando  não houver nada em jogo. Apenas lembre-se: quando a coisa realmente acontecer, não entre em pânico. Movimentos firmes e bem pensados o colocarão no caminho certo sem que levante muito sua freqüência cardíaca.

Fonte: Viagem de Moto
Texto: Rômulo
capacete agv
  1. Ai o cara ja tinha umas dicas, que era o inicio da mancha, outro erro também que acho é andar no meio da via, fatalmente ali sempre vai ter sujeira, sempre tento me manter na faixa de pneus dos carros…

    Curtir

    Responder

  2. Maria Amalia Pimentel 23/05/2013 às 12:44

    O pior de tudo foi que ninguém desceu do carro para ajudar. Só depois é que vem um motociclista…

    Curtir

    Responder

  3. os cara dos carro fik rindo… se fude…. ja cai uma vzs soh parou um cara da moto q viu e volto correndo pra ajudar…. é tenso

    Curtir

    Responder

  4. Se fodeu.. kk

    Curtir

    Responder

  5. Ainda que o cara tava equipado , se fosse aki no brasil taria de camisa e chinelo de dedo.

    Curtir

    Responder

  6. Minha dica é sempre evitar a parte de fora das curvas pois , assim como me pareceu nesse caso , é o local onde geralmente caminhões derramam óleo diesel dos tanques mal fechados, aí é chão na cetra !!!

    Curtir

    Responder

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: