Suzuki apresenta RM-Z450 2015 com melhorias em chassi, suspensões e muito mais



Suzuki RM-Z450 2015

Afim de trazer ao cliente uma moto cada vez mais próxima das factory bikes que competem no Mundial de Motocross e AMA Motocross, a Suzuki implementou algumas novidades na nova RM-Z450. Dentre elas podemos listar o Suzuki Holeshot Assist Control e a nova suspensão dianteira Showa SFF-AIR, testadas e aprovadas pelos próprios pilotos oficiais do time laranja, como Clement Desalle e Kevin Strijbos, da Rockstar Energy Suzuki do Mundial, e James Stewart, da Yoshimura Suzuki Factory Racing do AMA Motocross.

Suzuki Holeshot Assist Control – O sistema funciona como um controle de largada, que conta com dois modos de funcionamento para uma melhor performance ao cair o gate. Para terrenos onde há muito pouca tração, como pisos duros e secos, ou com muita lama, basta selecionar o Modo A pressionando o botão do SHAC, localizado do lado esquerdo do guidão. Nesta função, o sistema de ignição faz com que o motor despeje os cavalos de potência para a roda traseira de forma mais suave, evitando a perda de tração. Depois de 1.2 segundos, ou então ao engatar a 3ª marcha, o sistema de ignição volta ao normal e o SHAC é desativado.


Suzuki Holeshot Assist Control

Para ocasiões onde o piso do gate de largada oferece um bom grip, a Suzuki desenvolveu o Modo B que, ao invés de amansar a moto como o anterior, faz com que a RM-Z450 tenha uma resposta muito mais arisca no toque do acelerador, jogando toda a força do motor para o chão de forma brutal. Neste modo, o sistema pode ser desativado de três maneiras: passados 4.5 segundo após a largada, quando engatada a 4ª marcha, ou quando o piloto para de acelerar. Qualquer destas três opções que acontecer primeiro, faz com que o mapa de ignição volte ao normal. A Suzuki recomenda o Modo B apenas para atletas mais experientes

Suspensão Dianteira Showa SFF-AIR –
 Agora de fábrica, as bengalas à ar dão mais controle e sensibilidade da pista. Além de ter a praticidade de regulagem com uma simples bomba de encher pneu, além dos diversos ajustes de cliques, o sistema é mais leve que o anterior, em pouco mais de 1kg. Com este alivio de peso, a Showa conseguiu aumentar o diâmetro das bengalas de 48 mm, modelo 2014, para 49 mm, modelo 2015.


Showa AFF-AIR

Partida – Para evitar o sofrimento de por o motor pra girar, algo raro desde a chegada da injeção eletrônica, a Suzuki refez o sistema de partida para 2015. Dentre as principais mudanças para facilitar o processo, a RM-Z450 chega com um pedal de partida mais longo, resultando em uma melhor alavanca na pedalada, caixa de engrenagens e taxa de descompressão replanejada para mais eficiência.

Alimentação –
 Outra grande novidade da Suzuki para 2015 são os chips com mapas de injeção eletrônica pré-programados. Disponível em duas versões que acompanham o modelo, os plugs podem ser trocados na própria pista, sem a necessidade de conectar a moto a qualquer tipo de aparelho.

Chassi – Com o intuito de melhorar a performance e resposta da moto nas curvas, os engenheiros da marca japonesa redesenharam o quadro, aumentando a rigidez e reduzindo o peso em 4% em relação ao modelo anterior.

Refrigeração –
 A magueira em formato de T, que divide e água para os radiadores esquerdo e direito, foi substituído por uma em formato de Y para uma divisão mais equalizada entre as partes. O fluxo também foi acrescido em 16%, graças a uma nova tampa de bomba d’agua, que por sua vez, conta com mangueiras conectadas diretamente no sistema.


Comparação entre o sistema de refrigeração dos modelos 2015 (esquerda) e 2014 (direita)
Fonte: MXRacing
Sem título-6

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s