Como escolher o capacete ideal para Motocross, Trilha e Enduro (10)

Como escolher o capacete ideal para Motocross, Trilha e Enduro

Como escolher o capacete ideal para Motocross, Trilha e Enduro

Nós sempre falamos que o capacete é o equipamento mais importante, além do único obrigatório para os motociclistas. Bom, se nas motos de rua não é nada fácil encontrar o capacete ideal, no motocross acontece o mesmo ou até mesmo pior …

Escolha o seu tamanho
Antes de comprar, você deve saber o diâmetro da sua cabeça. Com uma fita métrica você pode medir o diâmetro da sua cabeça passando a fita no meio da testa e acima das orelhas. As marcas disponibilizam várias medidas que variam do 54 cm (XS) ao 64 cm (XXL). É importante que você escolha uma marca que tenha cascos diferentes para cada tamanho. Isso significa que o capacete não é apenas maior ou menor dentro, mas sua estrutura externa também é proporcional à cabeça que protege. As marcas de menor qualidade apenas possuem uma ou duas calotas e preenchem com espuma o interior para ajustar ao usuário.

como-escolher-o-capacete-ideal-para-motocross-trilha-e-enduro-1 - Como escolher o capacete ideal para Motocross, Trilha e Enduro

O ajuste
Com o capacete no tamanho correto, você deve fazer várias verificações. Primeiro, o capacete não pode estar pressionando muito a sua cabeça. Segurando o capacete com ambas as mãos, tente firmemente mover a cabeça. Deve haver um mínimo de folga e, no máximo, deve permitir que você coloque um dedo no lado oposto do que você força. Para maior segurança, a cinta jugular do capacete deve ser sempre a de fecho duplo D.

como-escolher-o-capacete-ideal-para-motocross-trilha-e-enduro-2 - Como escolher o capacete ideal para Motocross, Trilha e Enduro

Conforto e ventilação
Os capacetes com mais tecnologia permitem ajustar o forro e ser altamente respirável, antialérgico, removíveis e laváveis. A ventilação é fundamental e os capacetes de última geração possuem um ótimo sistema de ventilação.

como-escolher-o-capacete-ideal-para-motocross-trilha-e-enduro-3 - Como escolher o capacete ideal para Motocross, Trilha e Enduro

Segurança
Sem duvida é o detalhe mais importante! Primeiro você deve avaliar que o composto do casco exterior determinará o preço, nível de proteção e leveza do capacete. A fibra de carbono é um dos elementos mais fortes e leves, com uma grande absorção de impacto. Alguns capacetes também podem ser fabricados em fibra de vidro, aramida ou policarbonato.

como-escolher-o-capacete-ideal-para-motocross-trilha-e-enduro-4 - Como escolher o capacete ideal para Motocross, Trilha e Enduro

O interior deve preferencialmente ter camadas de diferentes densidades de espuma, pois será a parte que absorve o impacto.
Se você usa o neck brace, note que tanto o queixo do capacete quanto a extremidade traseira tenham uma rescisão apropriada para favorecer a operação do dispositivo. Há capacetes que vêm especialmente preparados para isso.
Existem também vários sistemas para remoção rápida das almofadas do rosto antes de remover o capacete em caso de acidente. Isso permite extrair o capacete minimizando a lesão.

como-escolher-o-capacete-ideal-para-motocross-trilha-e-enduro-5 - Como escolher o capacete ideal para Motocross, Trilha e Enduro

Visibilidade e óculos
O campo de visão é fundamental. Cada capacete tem um design de abertura diferente e isso pode condicionar o tipo de óculos que nos permitirá usar. Há mais capacetes abertos do que outros, óculos mais volumosos do que outros … A má escolha do óculos pode prejudicar o conforto devido ao mau ajuste e até à ventilação. Portanto, uma opção é ter os óculos projetados pelo mesmo fabricante, conforme eles são projetados de forma a que o conjunto seja perfeito.

como-escolher-o-capacete-ideal-para-motocross-trilha-e-enduro-6 - Como escolher o capacete ideal para Motocross, Trilha e Enduro

Instalar câmera
Se você gosta de gravar os treinos com a câmera GoPro por exemplo, escolha um capacete que não tenha muitos vincos no seu casco para colar o adesivo do suporte.

Fonte: Moto1Pro