Dicas de calibragem para o pneu da sua moto

Dicas de Manutenção: Calibragem dos pneus da sua Moto

Dicas de Manutenção: Calibragem dos pneus da sua Moto

Manter a calibragem do pneu da sua moto correta pode fazer uma grande diferença na sua segurança e também na sua forma de pilotar, já que pode influenciar se você estiver fazendo uma curva ou andando em linha reta.

O ideal é que você verifique a pressão dos pneus semanalmente, sem que tenha rodado muito com a moto antes disso. É preciso que os pneus estejam “frios”.

*Caso eles estejam quentes, motos com pneus entre 170 e 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras.

E, conforme já dissemos nos post, a temperatura influencia nessa pressão, já que o pneu, quando aquecido, pode aumentar a calibragem pela dilatação do ar. Portanto, em dias quentes a pressão de um pneu rodando pode variar até 8 libras. Além disso, em média, é normal uma perda de pressão de 1 psi (libra) por mês.

ATENÇÃO: é preciso cuidado com esses detalhes. Em um cenário hipotético, se você calibra seus pneus num dia quente de verão e não verifica essa calibragem durante um longo período de 6 meses, ao sair num dia frio de inverno, você pode estar com 12 libras a menos em seus pneus e isso pode ser muito perigoso.

Além disso, o pneu calibrado quente, após uso prolongado (como em uma viagem), a uma temperatura amena de 20 graus, pode chegar a 48 libras, o que o deixaria muito duro e o faria perder a aderência quando ela é mais necessária: nas curvas.

IMPORTANTE: o pneu dianteiro deve ser calibrado com 4 libras a menos do que o traseiro, uma vez que seu volume cúbico é menor.

Você pode ainda usar nitrogênio para calibrar seu pneu, já que seu ponto de dilatação é mais elevado e isso mantém a calibragem mais estável.

DICA FINAL: em resumo, a dica é calibrar ao máximo o pneu na hora de rodar pela cidade. Já quando você for para a estrada, o ideal é calibrar para menos, mantendo, assim, a melhor perfomance dos seus pneus.

Verifique periodicamente a pressão de seus pneus não se esquecendo que isso é questão de segurança! E performance, claro.

Fonte: Magnetron