Técnicas

Acelerando

1. Diz-se sempre que há provavelmente mais quedas de pilotos que perdem a

dianteira numa curva do que os exageram na tração de saem de traseira. A razão é

que uma moto é feita para funcionar melhor sob tração; o projeto inerente de seus

chassi e suspensão dizem que tudo fica mais estável quando a potência é aplicada.

Qualquer um que por engano deixou o câmbio em neutro no meio de uma curva lhe

dirá como é difícil controlar a moto quando não está sob propulsão.

É por isso que é comum reduzir o seu tempo à toa , como aquele durante a transição

entre frear e voltar a acelerar. A moto não está tão estável como quando você freia

forte, é por isso que toma muito da sua concentração quando você entra numa curva.

Especialmente em trechos mais sinuosos, alguns pilotos freqüentemente não abrem o

acelerador até que alcancem a tangente, porque estão concentrados na estabilidade da

moto até então.

 

2. Na medida em que se aproxima de uma curva e você já executou a maior parte da

frenagem (geralmente estando o mais na vertical possível), você começa a soltar o

freio e se preparar para a entrada da curva. Como você deve equalizar a tração do

pneu dianteiro entre as forças para a frenagem e as forças para curvar (obviamente

você não pode usar 100% do poder dos freios dianteiros quando estiver inclinado),

você começa a soltar o freio gradualmente na medida que você aumenta seu ângulo de

inclinação.

É neste ponto, que você solta completamente os freios e deve abrir o acelerador o

mais breve possível. Você não necessita de abrir o acelerador inteiro; abra apenas o

bastante para tirar o motor da marcha lenta e retransmitir a potência à roda traseira.

É necessário que seja feito com cuidado porque você estará em um ângulo muito

deitado, e abrir demais o acelerador (ou se sua moto tiver uma resposta abrupta ao

acelerador) pode conduzir a moto para uma área crítica da curva.

 

3. Uma vez que você tem alguma potência aplicada ao pneu traseiro, você ficará

espantado como será muito maior o controle que terá sobre a motocicleta. Porque

agora você tem o peso da moto transferido para a parte traseira, a direção de repente

se torna mais leve, e você pode escolher uma linha de entrada na curva (e ficar nela)

com muito menos esforço. A suspensão e a ciclística também ficam muito mais

estáveis, pois as bengalas e o pneu dianteiro não estão sendo exigidos para suportar o

peso inteiro da combinação piloto/moto.

Mas, qual o maior benefício de se começar a acelerar o mais cedo possível? Você pode

começar a sair da curva o mais cedo, que obviamente adiciona velocidade para a

entrada da reta seguinte. A velocidade adicional na curva é mais “momento” (física :

produto da massa de um corpo pela velocidade de seu deslocamento) que você pode

usar na curva posterior. Há um ditado entre os pilotos que diz : “use os freios o menos

possível” – use os freios fortemente e rapidamente, então solte-os o mais rápido

possível de modo que você possa começar a acelerar, que é o lugar onde o melhor

tempo de volta é feito.

 

4. É importante notar que sempre que não tiver acelerando, o peso da sua moto

está voltado para a dianteira. E se você estiver deitado em um ângulo muito extremo

(com área de contato com o solo pequena e inclinada), sobrecarregar o pneu dianteiro

terá obviamente conseqüências horríveis. Todo piloto lhe dirá que é muito mais fácil

controlar uma saída de traseira do que uma saída de frente. Mesmo abrindo um pouco

o acelerador é o suficiente tirar esse peso do pneu dianteiro, dando-lhe uma margem

maior de tração e de segurança quando você mais necessitar. Um bom exemplo seria

se você estivesse se recuperando de uma curva mal feita e aberta; se você usar de

cada ângulo de inclinação para manter a bicicleta no asfalto, suas possibilidades de

não perder a dianteira são melhores se você abrir o acelerador tirar algum peso do

pneu dianteiro sobrecarregado.

O ditado “na dúvida, acelere!” pode parecer como uma atitude sem sentido, mas tem

realmente algum mérito – de maneira controlada, é claro

 

4 comentários sobre “Técnicas

  1. Dentro do que você falou, queria saber o que causa o famoso lowside (aquele escorregão de lado que a moto dá na curva). é falta de acelerar ou acelerar de mais?

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