Flagra: Nova BMW S1000RR 2014, será ?

Flagra: Nova BMW S1000RR 2014, será ?

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De acordo com as nossas fontes dentro da BMW Motorrad, com as quais falámos há algumas semanas atrás, a marca alemã está já há algum tempo a trabalhar numa nova versão, ou geração, da S1000RR, a superdesportiva de Munique que domina o segmento.

Confirmado pelas mesmas fontes nessa conversa com a MOTOCICLISMO, a BMW está a trabalhar num novo motor de quatro cilindros em linha descrito como sendo “algo totalmente novo e verdadeiramente brutal”.

Mas até agora a única vez que vimos imagens de uma nova versão da S1000RR era a versão naked, prevista para o final deste ano. Estas são, por isso, as primeiras imagens com aquela que será a nova geração da S1000RR carenada, com o novo motor, ainda mais potente, e com um “pack” de eletrónica ainda mais evoluída.

Mas mais do que as novidades que estão à vista, como são os casos do novo sistema de escape com uma ponteira de maiores dimensões e saída dupla, ou as suspensões eletrónicas semiativas DDC que a BMW instala na exótica HP4, o mais interessante é aquilo que não conseguimos ver…

Estamos a falar, e de acordo com a Bosch, especialista em sistemas ABS específicos para motos, no que será o sistema de auxilio à travagem da próxima geração: o Bosch Motorcycle Stability Control (MSC).

Este novo sistema está a ser desenvolvido pelo gigante alemão da eletrónica há pelo menos três anos e, na versão que estará disponível para comercialização a partir de 2014, a Bosch garante melhorias muito importantes que irão levar as potencialidades de uma superdesportiva como a BMW S1000RR para um nível muito superior!

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O sistema MSC permite ao condutor manter a pressão no travão da frente, mesmo quando a moto já se encontra bastante inclinada em curva, sem riscos da roda bloquear.

Através de um conjunto de sensores ao nível do próprio ABS, ou ainda de sensores de inclinação e aceleração, o MSC consegue distribuir a relação das forças de travagem entre a roda de frente e a traseira, para que a roda da frente não bloqueie e assim o condutor evita sofrer os indesejáveis “lowside”, perdendo o controlo da frente da moto sem possibilidade de recuperar de uma queda.

Embora a Bosch esteja a desenvolver este sistema e seja possível que outras marcas o venham a escolher, parece que a primeira a usar o MSC será mesmo a BMW S1000RR.

Em breve esperam-se mais informações e detalhes sobre a nova BMW S1000RR de 2014.

Fonte: Motociclismo/PT

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