Moto Enchente

Na hora da compra, saiba checar se a moto já passou por enchentes

A época mais crítica do ano para enchentes e alagamentos já passou, mas carros e motos não ficaram livres de enfrentar situações críticas durante os períodos de chuvas. Já diz o ditado “quem está na chuva é para se molhar”, mas no caso das motos, isso não se encaixa, principalmente para quem está em busca de uma moto seminova e precisa de segurança para comprar o veículo em bom estado de conservação.

Para os motociclistas que estão em busca de uma moto seminova, o cuidado deve ser redobrado. Segundo o engenheiro mecânico Denis Marum, diretor da Chevy Auto Center, os itens que a enchente pode danificar na moto são difíceis de perceber, mas podem ser percebidos. “Na motocicleta os lugares são menores e os problemas ficam mais difíceis de detectar, exigindo maior atenção do motociclista para não cair numa fria”, comenta Marum.

Quando uma moto passa por um alagamento ela pode ter tido: água no motor, ter sido arrastada pela correnteza, dependendo da gravidade, além de ter sofrido danos na lataria e parte elétrica. Por isso, após o período de chuvas, é comum alguns proprietários terem interesse em vender suas motos.

Se sua intenção é partir para a seminova, fique de olho em algumas dicas antes de fechar negócio:

· Ligue o painel de instrumentos e observe se a iluminação está trêmula e funcionando

· Verifique as condições do velocímetro

· Certifique-se de que todas as luzes estão funcionando

· Procure sinais de ferrugem nas áreas internas, não expostas visualmente, onde passam as conexões elétricas

· Verifique o óleo de motor. Caso esteja com a cor esbranquiçada, a moto ficou bem danificada pela água

· Verifique as vedações, se estão ressecadas, principalmente em motos de modelos antigos

· Fique atendo ao cheiro do assento, isso também pode ser um indicativo de dano       

Além disso, vale lembrar que o valor cobrado pela moto também deve ser levado em conta, pois preços muito convidativos geram desconfiança. Em caso de dificuldades para identificar o estado da moto, procure um mecânico de sua confiança.

Fonte: Revista Mundo Moto