Dicas na hora de comprar moto

Vai Trocar ou comprar uma moto? Veja o que verificar antes

As motos para muitas pessoas significam aventura, emoção, sair fora da rotina. Sendo considerada uma verdadeira paixão para muitas pessoas.

Quem nunca sonhou em colocar o pé na estrada sem destino e sentir o vento no rosto?

Nem todo mundo pode comprar uma moto zero, então acabam  por procurar e comprar motos usadas que custam um pouco menos, porém existem algumas considerações a serem feitas antes de comprar uma moto usada ou semi-nova.

O que verificar

Antes de mais nada, faça uma pesquisa de preços, comprar diretamente com o proprietário pode ser mais econômico, pois não existem as taxas das concessionárias.

Se for possível leve um mecânico, ou algum amigo que entenda de motores de moto.

Com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), você pode fazer uma consulta no registro da moto no Detran do seu Estado, débitos, alienação e etc.

Analise a história da moto, intervenções que já foram efetuadas, e se existem registros disso.

O que inspecionar na moto

Plástico (carenagem em geral) e estética

O estado da moto, pode ser um ótimo indicador de como o dono cuidava da moto, verifique se adesivos não estão escondendo defeitos. Olhe por baixo do tanque, pára-lamas e banco.

Motor

Ver se perde óleo no cabeçote e no bloco do motor, não esquecer de ver a cor do óleo. Faça um teste com o motor frio, veja se arranca na primeira, se possuir pedal de partida, experimente-o. Acelerando escute, se faz barulhos, engasga ou faz vibrações estranhas.

Chassi

A uma distância de 5 metros, na frente e depois na parte traseira, verifique se as rodas estão alinhadas, elas devem ser absolutamente alinhadas.

Pneus

Verifique se não estão carecas, pneus custam caro e podem fazer a diferença, veja se o desgaste é regular, se se tem corte ou furos.

Direção

Os punhos do guidão devem estar na mesma altura, veja se os comandos estão funcionando bem.

Escapamento

Se a moto possuir um escape, feche a “boca” dele e veja que tipo de barulho faz. Deve fazer uma barulho abafado, se parece barulho de gás vazando em outra parte, se a moto morrer em seguida, não compre, verificar se sai fumaça quando acelera ou desacelera, se pingar qualquer coisa do escape, não compre.

Suspensão

Verifique se não tem nenhum vazamento de óleo dos amortecedores, traseiro e dianteiro, e também folgas na balança.

Texto: Paula Silva